Como identificar sinais e sintomas de depressão no seu filho?

depressao

Atualmente vivemos numa era onde nos preocupamos bastante com a nossa imagem e o que os outros pensam sobre nós sobretudo quem frequenta as redes sociais como Instagram, Tik Tok e outras. Esta situação pode levar muitas vezes a sintomas de depressão seja em crianças, adolescentes ou adultos. Alguns casos mais graves podem levar inclusive ao suicídio, como foi noticiado recentemente no caso da Amélie.

Com este artigo pretendemos esclarecer um pouco mais sobre esta doença mental e ajudar quem poderá estar a passar direta ou indiretamente por esta situação.

Mas o que é efetivamente a depressão?

A depressão é um conjunto de pensamentos, sentimentos e comportamentos que vivenciamos como resposta a um acontecimento ou circunstância da vida seja ela passada ou do momento presente. A depressão é mais do que sentir-se triste e/ou aborrecido durante uns dias, ou seja, é prolongada no tempo e afeta negativamente o dia-à-dia. De forma a perceber o quão incapacitante pode ser viver com a Depressão aconselhamos o vídeo no Youtube da Orgaização Mundial de Saúde – “cão preto”.

Cada pessoa experiência os estados depressivos de forma diferente, pois varia consoante as circunstâncias e o tipo de estratégias e resiliência de cada pessoa. As crianças e os adolescentes, comparativamente com os adultos, ainda estão a desenvolver as suas competências para lidar com esse sofrimento, têm menos controlo sobre a sua vida e, são mais vulneráveis. Portanto não só podem sentir grande sofrimento psicológico, como também podem experimentá-lo desde pequenas, e de forma intensa.

A maior parte dos sinais e experiências de Depressão das crianças e adolescentes são semelhantes aos dos adultos, mas existem algumas diferenças. Como por exemplo:

– Crianças mais pequenas podem revelar tristeza, choro, irritabilidade, comportamentos de dependência, dores sem explicação, recusarem ir para a escola ou perderem peso.

– Os adolescentes podem demonstrar tristeza, irritabilidade, sentimentos negativos de inferioridade, raiva, diminuição do desempenho escolar, sentimentos de incompreensão, abuso de álcool e drogas, alterações de sono e na alimentação, comportamentos de automutilação e isolamento/evitamento de interacções sociais com família e amigos.

Depressão 2

O impacto da depressão sente-se na própria criança (autoestima e autoconceito), na realização das tarefas do dia-à-dia, no desempenho académico, na relação com os outros, etc.

Como identificar sinais e sintomas no seu filho? 

– Esteja atento aos sinais e a alguma mudança de comportamento;

– Observe com atenção o seu filho relativamente a alterações de humor, diminuição de interesse pelas atividades, alterações no apetite e no sono, etc.

Como pode ajudar? 

– Valide os sentimentos do seu filho;
– Pratique a escuta ativa;
– Seja paciente e perseverante;
– Procure ajuda de um profissional

Deixamos também alguns contactos que podem ser úteis:

  • Linha SOS voz amiga. Linha de apoio emocional e prevenção ao suicídio: 213 544 545 / 912 802 669 / 963 524 660 (diariamente das 15h30 às 00h30)
  • Sexualidade em Linha: 800 222 003
  • Linha SOS Droga: 1414
  • Linha do Serviço de Informação às Vítimas de Violência Doméstica: 800 202 148

Daniela Teixeira da Fonseca

Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.
Membro nº212 da Ordem dos Psicólogos Portugueses

---------------
Temos uma equipa multidisciplinar focada em partilhar as melhores novidades, dicas, recomendações e curiosidade na área da saúde e do bem-estar.

Artigos Recomendados