Há muitos anos que os cientistas têm tentado, sem sucesso, combater o vírus do HIV com uma vacina, no entanto chega-nos uma notícia animadora nessa campo.
Um novo estudo foi publicado na revista Nature e trouxe alguns resultados promissores contra o HIV.
Esta investigação foi conduzida por cientistas do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infeciosas dos Estados Unidos, juntamente com a farmacêutica Moderna.
A grande novidade em relação às outras vacinas foi terem conseguido estimular a produção de anticorpos neutralizantes em ratos partir de proteínas Env que se assemelhavam às do vírus inteiro.
“A exibição de várias cópias da proteína autêntica do envelope do HIV é uma das características especiais da nossa plataforma, que imita a infeção natural”, afirma Paolo Lusso, do Laboratório de Imunorregulação do NIAID, em comunicado, como pode ver AQUI
Os cientistas estão agora a aperfeiçoar o protocolo de vacinas para melhorar a eficácia, admitindo passar depois para uma fase seguinte, de vacinação de voluntários adultos saudáveis.
Este método em animais mostra sinais muito promissores para o que pode vir a ser vacina em humanos. É sem dúvida um passo muito importante para combater uma das doenças mais mortais dos últimos 40 anos.